Uruguaiana, fundada em 24 de fevereiro de 1843, emancipou-se em 29 de maio de 1846. Situada na microregião campanha ocidental, limitando-se ao norte: município de Itaqui, ao sul com a República Oriental do Uruguai, ao leste com Alegrete e Quaraí e a oeste com a República Argentina.
Sua etnia foi originada por grupo nômades indígenas e posteriormente os elementos colonizadores foram os espanhóis, portugueses e africanos. As correntes migratórias modernas são representadas por italianos, alemães, espanhóis, franceses e árabes.
Uruguaiana é a maior porta de entrada de turistas do Estado, registrando mais de 100.000 turistas do prata, chilenos, paraguaios e demais países. Nesta terra foi destilado o primeiro litro de petróleo, banhado por um pampa privilegiado, onde a tendencia é desenvolver o turismo rural, e com uma ampla rede hoteleira.
Distante 634 Km da Capital do Estado, com acesso pela BR 290 e BR 472. A principal atividade econômica é agropecuária, com sua extensa lavoura de arroz e gado de corte e reprodução.
Por lá existem os festivais da California da Canção Nativa, California Petiça, e o Maior Carnaval do Estado. Possui Aeroporto local e Internacional, Moderna estação Aduanera, das maiores do Brasil, próximo a Ponte Internacional. A rede Ferroviária possui um terminal de Carga, com capacidade para estocagem e transbordo, com conexão à Argentina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário