Cabaceiras está a cerca de 300 metros acima do nivel do mar e localizada na área mais baixa do Planalto da Borborema,na região dos cariris velhos a 180 km de João Pessoa e 50 km de Campina Grande.
Cabaceiras não ganhou o apelido de "Roliúde Nordestina" à toa. Ali, segundo Leal, idealizador do projeto, já foram realizados 23 filmes brasileiros - o primeiro deles em 1924; o último, "O romance de Tristão e Isolda", de Guel Arraes, em fevereiro passado. A lista de filmes que utiliza Cabaceiras como cenário inclui os recentes "Cinema, Aspirinas e Urubus", "Auto da Compadecida", "São Jerônimo", "Viva São João" e "Canta Maria", entre outros.
Um letreiro branco, com aproximadamente 80 metros de comprimento, indica a expressão "Roliúde Nordestina". Trata-se do portal de entrada da cidade de Cabaceiras.
A população local dona de uma simpatia única e o centro histórico dessa cidade onde o tempo parece não ter vontade de seguir adiante, quem passa diante do casarão onde Maria Odacide Barros mora com a família nem imagina que o salão do interior dessa construção de 1893 abrigou o bar que ambientou cenas hilárias entre Vicentão e o medroso Chicó, interpretados, respectivamente, pelos atores Márcio Garcia e Selton Melo na minissérie 'O Auto da Compadecida', dirigida por Guel Arraes.
Festa do Bode Rei
Mas se em terras caririenses todo mundo pode ser ator, nem o bode fica de fora e, anualmente, um deles vira até rei.
Durante os três dias da 'Festa do Bode Rei', a região assiste a uma curiosa homenagem a esse caprino símbolo da região que inclui desfiles do animal para a escolha da Família Real (Isso mesmo. Em Cabaceiras coroa-se um bode local que será o monarca da cidade até a próxima festa), exposições, apresentação de grupos folclóricos, competições e até preparação de pratos típicos, como a 'bodioca', uma tapioca recheada com a carne do (pobre) homenageado. O evento marca também a abertura do São João na região do Cariri.
Nenhum comentário:
Postar um comentário